CYPERACEAE

Cyperus giganteus Vahl

Como citar:

Pablo Viany Prieto; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Cyperus giganteus (CYPERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

7.517.393,596 Km2

AOO:

232,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre desde o Sul dos Estados Unidos até a Argentina; no Brasil está presente em todo território nacional (Luceño et al., 1997).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Cyperus giganteus</i> é uma espécie amplamente distribuída no território brasileiro, ocorrendo em todas as regiões do país.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado
Fitofisionomia: ​Ocorre em banhados, beira de rios e lagoas permanentes, especialmente na região litorânea (Hefler, 2007).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.8 Subtropical/Tropical Swamp, 2.2 Moist Savana, 3.6 Subtropical/Tropical Moist, 4.6 Subtropical/Tropical Seasonally Wet/Flooded Lowland, 5 Wetlands (inland)
Detalhes: ​Erva perene, rizomatosa, formando grandes populações em banhados e ambientes aquáticos próximos à região litorânea. Fértil durante o ano todo e polinizada pelo vento.

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Restrita ao longo da costa brasileira, a vegetação sobre a restinga está sob intensa pressão da ocupação humana e conseqüente alteração da paisagem original (Mantovani, 2003; Brizzotti et al., 2009). Os ecossistemas de restinga vêm sendo degradados desde a colonização e encontram-se reduzidos a pequenas manchas remanescentes ( Mantovani, 2003; Brizzotti et al., 2009), constituindo o conjunto de ecossistemas dos mais ameaçados do domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Brizzotti; Faria; Oliveira, 2009). A restinga consiste em uma comunidade de plantas que ocorre no litoral, e inclui praias e dunas. Devido a seu solo arenoso e solto, as restingas são altamente vulneráveis ao impacto antrópico. Uma grande porcentagem já foi destruída pela mineração, pelo desenvolvimento imobiliário e pela agricultura (Aguiar et al., 2005). A vegetação da restinga é geralmente mais densa e baixa do que outros tipos de vegetação florestal da região, o que faz dela uma fonte de madeira e lenha muito apreciada para residências ou pequenas indústrias (Aguiaret al., 2005).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​Citada na categoria Rara na Lista Vermelha da flora ameaçada de extinção do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Confecção de ferramentas e utensílios
​Espécie comercializada nos Estados Unidos, sendo conhecido como "papiro mexicano".